TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

29

janeiro 2013

0

COMENTÁRIOS

A arte corporal de Marina Abramovic

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Performance

marina abramovic Lips of Thomas

Nascida em 1966 em Belgrado, a artista Marina Abramovi vive e trabalha atualmente em Nova York. Sua forte personalidade lhe permitiu ultrapassar os limites do corpo e da mente através da arte corporal e da performance.

the kitchen marina abramovic

The Kitchen

Abramovic cria uma arte baseada na perturbação e na representação do perigo. Sua arte explora as relações entre o artista e seu público, testa os limites do corpo e as possibilidades da mente.

Marina Abramovic, Balkan Baroque I

Balkan Baroque I

Ainda assim, há vezes em que a artista se volta para o público, como foi caso de sua retrospectiva no MoMA de Nova York em 2010. Nessa histórica exposição chamada The Artist is present (A artista está presente), Marina abramovic sintetizou sua trajetória em cinco peças reinterpretadas por seus aluno e uma inédita que incluía o desafio de ela estar presente na sala durante todo o tempo da mostra.

marina abramovic the artist is present

The Artist is Present

O espectador se encontrava em um espaço amplo e iluminado, com uma mesa entre duas cadeiras (uma diante da outra), uma delas ocupada por Marina Abramovic, envolta em uma range roupa multicor. A artista sentada imóvel se encontrava diante dos visitantes do museu, que se turnavam experienciando as sensações provocadas por seu olhar.

Marina Abramovic é uma artista de performance que investiga e explora os limites do psíquivo e mental. Em suas performances se autoflagelou, congelou seu corpo em blocos de gelo, tomando drogas para controlar seus músculos, e, ainda, em alguma ocasião quase morreu por asfixia, envolta por uma cortina de oxigênio e chamas.

marina abramovic Lips of Thomas

Lips of Thomas

Suas performances brutais e desconcertantes pouco tem a ver com sensacionalismo. Elas resultam de uma série de experimentos que pretende identificar e definir os limites do controle sobre seu corpo; a relação entre o público e a performer; da arte e, por extensão, dos códigos que governam a sociedade.

balkan erotic epic woman with skull

Balkan Erotic Epic Woman with Skull

Depois de quarenta anos continuam pensando que você é uma louca e que deveria estar presa em um manicômio imediatamente, e logo chegam esses reconhecimentos“. Com essas palavras Abramovic abre o documentário sobre sua vida e trajetória. O filme do cineasta Matthew Akers apresenta a retrospectiva do trabalho da artista sérvia apresentado no MoMA em 2010.

A partir de entrevistas de Abramovic com seus colaboradores e uma ambla variedade de amigos e fãs, o documentário traz imagens de arquivos dos primeiros trabalhos de Marina mesclados com outras imagens de sua vida pessoal e profissional, começando pelo momento em que sua arte corporal e performance chegam ao MoMA.

a artista presente moma marina abramovic

“The artist is present”

Marina Abramovic, The Artist is Present” foi apresentado nos festivais de cinema de Sundance e Toronto e recebeu o prêmio do público na seção Panorama no Festival de Berlim de 2012. Concorre, atualmente, ao prêmio Independent Spirit Award como melhor documentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>