TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

20

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Alta tecnologia revela novo quadro de Van Gogh

Escrito por , Postado em Destacadas

Natureza morta com rosas e flores do campo, de Van Gogh

Vicent Van Gogh é o autor de Natureza morta com rosas e flores do campo. Após 9 anos de pesquisa, o Museu Kröller-Müller (Holanda) anunciou que o quadro pertence ao pintor holandês.

Natureza morta com rosas e flores do campo, de Van Gogh

O ponto chave para a descoberta da autoria da obra foi uma carta que o pintor escreveu a seu irmão Theo. Van Gogh chegou a Amberes, em novembro de 1885, onde estudou nas Escola de Belas Artes de Amberes e onde pintou um quadro composto por um grupo de lutadores. Dificuldades econômicas o impediram de finalizar a grande tela. Ao irmão descreveu a obra: É algo grande com dois corpos nus, dois lutadores”.

O quadro dos lutadores viajou a Paris com o pintor em 1886 e foi ali que Van Gogh decidiu pintar uma natureza morta sobre a tela dos lutadores. A dúvida sobre a autoria partia do fato de que a nova expressão artística não tinha assinatura alguma, além disso a tela era maior do que as que o artista geralmente usava para suas obras e o estilo do quadro não correspondia ao de Van Gogh.

Os lutadores, Van Gogh

O destino final do quadro foi o museu Kröller-Müller. Em 1998, graças a tecnologia, uma radiografia da pintura, foi possível descobrir que debaixo da natureza morta se escondia a cena dos lutadores descrita pelo artista ao irmão. Agora, 14 anos mais tarde da primeira descoberta, graças ao Macro Scanning X Ray Fluorescence Spectometry, um sofisticado escâner, descobriu-se que os traços do quadro dos lutadores são aqueles pintados pelo artista. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>