TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

16

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Apoio ao ACTA começa a perder terreno na Europa

Escrito por , Postado em Destacadas

O apoio ao ACTA na Europa está perdendo terreno graças aos protestos realizados em partes diferentes do continente. Holanda e Bulgária já confirmaram que não apoiam o acordo. Seguem esses países a Alemanha, República Checa, Romênia, Polônia e outros.

Segundo o ministro de Economia da Bulgária, o acordo poderia reduzir a liberdade de expressão e favorecer a vigilância da internet. O governo da Holanda, por sua vez, decidiu abster-se de assinar o acordo no momento. O Parlamento está buscando maior clareza a respeito dos efeitos do ACTA sobre os direitos e privacidade dos usuários da internet.

Ainda não sabe o que é o ACTA? Em breves palavras, ACTA é um acordo comercial entre países (Estados Unidos, Austrália, Canadá, Japão…) que busca evitar o roubo de marcas registradas e a pirataria na internet (Leia mais: ACTA, mais perigosa que o SOPA). Todo o acordo foi negociado a portas fechadas entre os países participantes, sem qualquer intervenção dos cidadãos dos países afetados. O acordo deve ser ratificado pelo Parlamento Europeu, o que, no momento, não pareça que vá ocorrer dados os últimos posicionamentos dos distintos países do continente.

Via @The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *