TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

27

março 2012

0

COMENTÁRIOS

As intimidações de grupos de extrema esquerda de Berlim derrotam o Guggenheim

Escrito por , Postado em Destacadas

Recriação do projeto Guugenheim para Berlim

Os habitantes de Berlim não ficaram nada contentes com a proposta de instalação do museu Guggenheim no bairro de Kreuzberg. A comunidade está unida para andar na contramão da velocidade com que cresce a cidade alemã. Querem evitar a todo custo a conversão de bairros baratos em áreas de maior poder aquisitivo.

Recriação do projeto Guugenheim para Berlim

Para os grupos de ultra-esquerda não importa se a proposta tenha por finalidade a edificação de complexos hoteleiros, centros comerciais, ou uma nova sede do museu norte-americano na cidade.

Fato é que, frente a tantas pressões, a fundação, com sede em Nova York, decidiu cancelar a instalação do novo projeto em Berlim. O novo museu pretendia instalar-se entre as ruas Curvstasse e Schlesischestrasse. A inauguração estava prevista para 23 de maio com a presença do prefeito social-democrata Klaus Wowereit.

Durante todo o inverno europeu e ainda na semana passada, vários grupos de extrema esquerda, embora minoritários, intensificaram as ameaças de ataques violentos às instalações do museu.

Os moradores do Kreuzberg acusam o Guggenheim de acelerar a subida dos preços do aluguem no bairro. Os dirigentes do museu, por sua vez, afirmam estar a favor de um debate cultural aberto, mas sem que isso traga riscos ao museu de sofrer ataques violentos.

O prefeito de Belim lamentou a decisão do Guggenheim. Embora a falta de segurança tenha sido apontada como principal motivo da desistência, especula-se que a tomada de decisão venha do fato de seu patrocinador, Deutsche Bank, ter-se negado a seguir mantendo o museu. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>