TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

10

abril 2013

0

COMENTÁRIOS

Baleia povoada por criaturas virtuais interage com o ambiente

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Arte Interativa, Destacadas, Instalação

osedak biopus instalacao interativa 03

Technarte – Conferência Internacional de Arte e Tecnologia – leva a instalação interativas OSEDAX ao Museu Marítimo Ría de Bilbao (Espanha). OSEDAX é uma escultura de 12 mestros de longitude que representa o esqueleto de uma baleia povoada por criaturas virtuais que interagem com os visitantes da exposição.

osedak biopus instalacao interativa 02

Em seu entorno, no chão, há uma série de outras esculturas menores que representam outros seres marinhos com os quais o público pode interagir. Os organismos virtuais viajam entre as diferentes peças da instalação, colocando em movimento o ecossistema em seu conjunto, e gerando padrões de luz e musicais em resposta aos intercâmbios.

osedak biopus instalacao interativa 03

A instalação foi criada a partir de um sistema de detecção de movimento e mapping interativo, recriando a constante transmutação da vida. O título da obra surge dos vermes Osedax, uma nova espécie de invertebrados que possuem coloridas extensões semelhantes a plumas e raízes verdes e que se alimentam dos ossos de baleias mortas depositados no fundo do mar.

osedak biopus instalacao interativa 01

osedak biopus instalacao interativa 08

osedak biopus instalacao interativa 07

osedak biopus instalacao interativa 06

osedak biopus instalacao interativa 05

osedak biopus instalacao interativa 04

Assista ao vídeo da instalação Osedax:

Visto em @Technarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>