TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

19

março 2012

0

COMENTÁRIOS

China já é o mercado de arte mais importante do mundo

Escrito por , Postado em Destacadas

china mercado das artes

O novo informe The International Art Market in 2011: Observations on the Art Trade over 25 Years (O Mercado Internacional da Arte em 2011: observações sobre o comércio da arte ao longo de 25 anos), encarregado pela European Fine Art Foundation, conclui: a China já é o maior mercado do mundo no âmbito das artes e das antiguidades. Superou os Estados Unidos, colocando fim a décadas de predomínio americano. O estudo é, certamente, um indicador das mudanças radicais na economia mundial.

O informe elaborado por Clare McAndrew, economista cultural especializada no mercado das belas artes e artes decorativas e fundadora de Arts Economics, ressalta que a evolução talvez seja uma das mudanças mais importantes dos últimos 50 anos. A quota da China, que desde 2010 já ocupava a segunda posição no ranking, passou de 23% a 30% no último ano. Estados Unidos que, no momento, assume a segunda posição detém 29% do mercado.  Reino Unido permanece em terceiro com 22%, e França é a quarta do ranking com 6% do mercado.

No mundo contemporâneo continua valendo a máxima:”Não importa o quanto você seja bom em algo, sempre existirá um chinês que o supere…

Informações de dados mais concretos revelados no informe você obtém acessando o site ArtListings.

Ainda pode lhe interessar:

- Chinês desbanca Picasso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>