TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

1

fevereiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Em foco: as instalações monumentais de Doug Aitken

Escrito por , Postado em Aplicativos para celular, Arte Digital, Destacadas

Doug-Aitken-Altered-Earth 01

Nascido em Redondo Beach, Califórnia (EUA), o midiartista Doug Aitken vive e trabalha em Los Angeles e Nova York. Suas instalações monumentais se caracterizam pelo amplo uso de tecnologia e linguagem cinematogáfico. Ele utiliza como suporte tanto a fotogafia como caixas de luz, embora a parte mais conhecida de seu trabalho sejam as intalações baseadas na imagem em movimento.

Seu trabalho mais recente Altered Earth: city of moving images (2012) é uma instalação multi-screen, de sons e imagens e movimento, que recria as paisagens da região de Camargo, também do sul da França, famosa por suas Salinas, cavalos, flamingos e extensões naturais impactantes. Altered Earth foi instalado em La Grande Halle para o Parc des Ateliers em Arles, França, em 2012.

Doug-Aitken-Altered-Earth 03

Altered Earth: city of moving images

O vídeo abaixo documenta o musical Happening encenado na instalação de Aitken. A performance contou com a colaboração de Terry Riley que improvisou 4 peças musicais distintas.

Altered Earth se expandiu para um aplicativo. A criação de arte contemporânea está disponível para iPhone e iPad. O app é construído em torno de um sistema de navegação novo e melhorado que permite ao espectador explorer as relações entre a história da região e a arte de uma forma não-linear. Há novos módulos de visualização 3D, mapas com zoom, disponibilização de som e outras funções.

Doug-Aitken-Altered-Earth 04

Altered Earth – Aplicativo

Um de seus trabalhos mais conhecidos, Black Mirror (2011), retrata uma geração nômade e dependente da informação através de uma road movie, na qual sua protagonist viaja constantemente d eum lugar a outro sem saber nunca de onde vem ou aonde pretende chegar nem o porquê.

black mirror aitken

Black Mirror

A atris francesa Chloë Sevigny é a protagonista, uma jovem que percorre cenários anônimos carregados de conotações e referências à viagem e ao mundo anônimo atual. A instalação se constitui de uma sala replete de espelhos negros e o video, rodado em México, Grécia e Arizona, que se emite em uma dezena de telas.

A obra Sonic Pavillon foi inaugurada, em 2009, no Instituto Inhotim (MG). A obra proporciona ao visitante a experiência de escutar o som do interior da Terra em tempo real. A obra consiste em um instalação Sonora localizada em um pavilhão idealizado pelo artista, de format circular e fechamento de vidro. No centro, em um furo no solo de 200 metros de profundidade foram instalados microfones de alta sensibilidade que captam diferentes frequências de som. Os ruídos do interior da Terra são amplificados no interior do prédio, o que traz indícios de uma realidade quase sempre inimaginável.

sonic pavillon inhotim doug aitken

Sonic Pavillon

Em 2007, o artista apresentou um megaprojeto em Nova York: Sleepwalkers, que transformava a fachada do edifício do Museo de Arte Moderna (MoMA) em tela, escultura e instalação ao mesmo tempo.

sleepwalkers_garden_east moma doug aitken

Sleepwalkers

The Moment (2005) é uma obra multicanal, na qual o espectador se submerge em um ambiente sensorial dentro da paisagem contemporânea. A instalação explora a temporalidade, o espaço, a memória, o movimento e a paisagem. A partir de efeitos de imagem e som, Aitken luta com a natureza subjetiva da experiência do tempo. A história, o passado e o presente são entrelaçados e configurado de novo em narrativas visualmente complexas.

themoment-doug aitken

The Moment

Doug Aitken já expôs seus trabalhos em galerias e museus de todo o mundo. Suas criações já estiveram presentes no Museu de Arte Moderna de Nova Yok, Serpentine Gallery de Londres, Centre Pompidou de Paris. Aitken recebeu vários prêmios internacionais, tal como o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1999.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>