TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

22

março 2012

1

COMENTÁRIOS

Na era digital a profissão fotógrafo profissional ameaçada pelos “tira-fotos”

Escrito por , Postado em Destacadas

fotografia paparazzi 02

Desde Tijuana (México), o fotógrafo Israel Torres publicou no YouTube um vídeo questionando a diferença entre um verdadeiro fotógrafo profissional e um “tira-fotos”.  A curiosa intervenção de Torres coloca em evidência a situação da profissão na era digital.

Todos temos uma câmera fotográfica, nossos celulares vêm equipados com boas câmeras, na internet dezenas de plataformas na internet permitem compartilhar nossas fotos.

Recentemente, um estudo revelava que, em 2012, produziremos 700 bilhões de novas imagens.

Então, a questão é: como fica a profissão do fotógrafo profissional nesse contexto? Qual a diferença entre um fotógrafo e um “tira-fotos”? E quanto cobram os fotógrafos?

Israel Torres aponta que a profissão de fotógrafo profissional tem sofrido muitas mudanças. Antes era necessário estudar muito, aperfeiçoar-se, conhecer novas técnicas. Poucas pessoas se dedicavam ao trabalho, dadas as suas exigências. Hoje, como ele mesmo aponta, “qualquer filho de vizinho é fotógrafo”, “comprou uma câmera nova, é fotógrafo”, “vai ao workshop com um fotógrafo profissional e já é um”.

Torres deixa claro que, nesse contexto, o fotógrafo se transforma no inimigo do próprio fotógrafo, que acaba por não valorizar o trabalho do profisisonal e, assim, provoca uma desvalorização do trabalho por parte do próprio cliente.

Além disso, o problema da profissão fica ainda mais evidente se nos damos conta da grande quantidade de exposições de fotos, já que há um número impressionante de “fotógrafos” no mundo. No entanto, nessa guerra competitiva, fica o alerta de Torres: “há muitos tira-fotos, mas fotógrafos profissionais ainda são poucos”.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>