TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

24

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

O videoartista James Coleman ganha exposição completa no Reina Sofía

Escrito por , Postado em Destacadas

james-coleman

James Coleman, um dos videoartistas mais destacados da Europa ganha sua primeira exposição completa no Museu Reina Sofia de Madri (Espanha), a partir de 25 de abril.

Composta por quinze peças, a mostra inclui desde suas primeiras obras realizadas em Milão, durante os anos 1970, até sua trilogia dos anos 1990 composta por Background, Lapsus Exposure and INITIALS. A exposição inclui, ainda, obras como Fly, Box, Untitled: Philippe VACHER e Retake with Evidence con Harvey Keitel, que apresentou na Documenta XII e explora, através de imagens audiovisuais, procedentes de diferentes suportes, as relações temporais entre a imagem e o objeto.

Especializado na emissão constante de imagens que se superpõem uma sobre a outra, em alguns casos sem nenhuma relação aparente, em seus vídeos Coleman investiga uma série de temas como a denúncia social, o individualismo da sociedade capitalista, as ruínas da Itália e a sociedade ou a degradação do homem.

Coleman estudou em Dublin e trabalhou em Londres e Paris antes de se mudar para Milão, onde desenvolveu sua carreira artística durante vinte anos antes de regressar à capital irlandesa. Sua obra faz parte das mais importante coleções internacionais, como as do Museu Irlandês de Arte Moderna de Dublin, do Museu Ludwing de Colônia, do Stedelijk Museum voor Actuele Kunst de Gante, e o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA). Recentemente três de suas peças foram inclusídas na coleção do Museu Reina Sofia. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>