TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

27

fevereiro 2013

0

COMENTÁRIOS

O viral de Marina Abramovic: o reencontro poético com Ulay

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Performance, Vídeos

marina abramovic ulay

Neste mês a artista Marina Abramovic lançou o documentário Marina Abramovic – A artista está presente. um registro de imagena da histórica exposição homônima no MOMA de Nova York. Na mostra, a artista sintetizou sua trajetória em cinco peças reinterpretadas por seus aluno e uma inédita que incluía o desafio de ela estar presente na sala durante todo o tempo da mostra.

O espectador se encontrava em um espaço amplo e iluminado, com uma mesa entre duas cadeiras (uma diante da outra), uma delas ocupada por Marina Abramovic, envolta em uma range roupa multicor. A artista sentada imóvel se encontrava diante dos visitantes do museu, que se turnavam experienciando as sensações provocadas por seu olhar.

marina abramovic ulay

Durante a performance, Marina Abramovic vivenciou um reencontro poético com Ulay, um companheiro que não via há 25 anos.

Leia mais: A arte poética de Marina Abramovic

A história que os separou é bastante emotiva e poética.

Os artistas, companheiros há muitos anos, em 1988, decidiram empreender uma viagem espiritual que consistia em percorrer a Grande Muralha da China a pé, cada um começando a caminhada desde uma ponta até que se encontrassem.

Passada a emoção do reencontro na Muralha, ambos tomaram a decisão de que seria o fim da relação e que nunca mais se veriam ou contatariam.

Abramovic descreveu a viagem como um sonho que lhe proporcionou uma nova visão cósmica e uma nova dimensão de energia.

O comovente reencontro cara-a-cara de Abramovic e Ulay rendeu lágrimas da artista e comoção da plateia que assistia. Imperdível o vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>