TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

11

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

PaintShop, a oficina de pintura colaborativa na Rede

Escrito por , Postado em Destacadas, Mercado da Arte Digital

"RR", de Rafäel Rozendaal

O net.artista Rafäel Rozendaal compartilhou em seu perfil no Twitter uma pintura digital, “RR” (pelas iniciais de seu nome e sobrenome) à venda por 75 euros no site The PaintShop.

"RR", de Rafäel Rozendaal

Então, o que vem a ser o PaintShop? Esta é uma ferramenta de colaboração em tempo real que oferece ao artista a possibilidade vender suas obras e ao público a de comprar obras a preços competitivos.

Os pintores compartilham a mesma tela. Enquanto você pinta sobre a tela, você também pode ver a pintura das outras pessoas. A tela, em qualquer momento, pode ser assinado por um dos pintores que logo se torna o dono da obra. Quando o quadro está assinado, o lenço está autorizado para todos os demais pintores e novo quadro pode ser produzido.

O quadro está à venda na galeria virtual do site. Quando a pintura é vendida, o comprador recebe um impresso de alta qualidade no formato 40×50 cm e o dinheiro, menos custos de produção e comissão da galeria (50%), se transfere ao proprietário.

Galeria de pinturas digitais de PaintShop

O preço de cada quadro é calculado utilizando uma classificação específica do PaintShop e se atualiza diariamente. Trata-se de um algoritmo que leva e conta a autoria, o título, o grau de qualidade, opiniões, likes no Facebook, tweets compartilhados. Embora seja um curioso projeto de colaboração artística, posto que artistas co-criam a pintura digital, apenas aquele que firma recebe o dinheiro e os créditos de produção. Nesse sentido, PaintShop esbarra em questões dos direitos de autoria, bem como na partilha dos benefícios que venham a ser gerados pelas vendas, posto que o artista que assina a obra é quem recolhe parte do valor.

Em entrevista ao blog Triangulation, Jonas Lud, idealizador do projeto, acredita que PaintShop é uma maneira interessante de atrair colecionadores e compradores de arte digital. Ainda não se sabe como estão indo as vendas no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>