TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

7

março 2013

8

COMENTÁRIOS

Segundo o artista Georg Baselitz, “Mulheres não pintam muito bem”.

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Pintura

Guggenheim Bilbao Collection II Exhibition Preview

Uma das últimas declarações polêmicas no universo da arte foi feita pelo artista Georg Baselitz. “Mulheres não pintam muito bem!“, afirmou em entrevista à publicação alemã Der Spiegel. Na ocasião ele afirmou que artistas mulheres não são reconhecidas no mercado da arte simplesemente porque “não pintam muito bem”. Desde uma postura machista, Baselitz acrescentou que a pintura demanda uma ação de “brutalidade contra o que já existe”, enquanto a tendência natural da mulher é cuidar e amar os filhos e marido.

Stories of History Exhibition at Guggenheim Museum Bilbao

Já é de se imaginar que a entrevista publicada em janeiro ainda dá o que falar. Para ele, mulheres podem até pintar, mas não são boas artistas. Leia o trecho da entrevista:

Baselitz: Oh Deus! As mulheres simplesmente não passam no teste.

Spiegel: Que teste?

Baselitz: No teste de mercado. O teste de valor.

Spiegel: Em que sentido?

Baselitz: A mulher não pinta muito bem. Isso é um fato. Obviamente há exceções. Agnes Martin ou Paula Modersohn-Becher. Eu me sinto feliz quando vejo uma de suas pinturas. Mas não é um Picasso, um Modigliani ou um Gauguin.

Spiegel: Então, as mulheres supostamente não pintam muito bem

Baselitz: Supostamente não. Isso é um fato, apesar de que ainda constituam a maioria dos alunos das academias de arte.

Baselitz-Gemaelde bringt 2,7 Millionen Euro bei Art Cologne

A entrevista foi marcada por várias declarações polêmicas, tais como o aumento de público nos museus, a borbulha do mercado da arte e sua ambição pelas vendas de suas obras.

Spiegel: O negócio de venda de arte enlouqueceu. Os galeristas que vendem suas obras – incluindo Larry Gagosian, galerista mais bem sucedido do mundo – devem constantemente pedir-lhe mais e mais pinturas. Esse é um dilema para alguém como você que exige qualidade e profundidade?

Baselitz: Não. Não é um dilema. E por que deveria ser? É realmente uma ambição. Eu quero fazer parte disso e pertencer ao meio. Isso sempre foi o que eu quis.

Handout photo of an auctioneer directing bidding for the sale of Gerhard Richter's Abstraktes Bild (809-4), from the collection of musician Eric Clapton

Baselitz é um dos artistas com obras mais bem valorizadas no mercado da arte. Mas também não passa no nosso teste de elegância. Sexismo está fora de sintonia com a sociedade como um todo, e especialmente na comunidade artística. Certamente, se antes sempre foi lembrado por suas obras neo-expressionistas. Agora passará a ser lembrado, ainda, como o autor da controversa afirmação: “Mulheres não pintam bem!”.

E você concorda com a opinião de Georg Baselitz?!

Leia a entrevista: German Artist Georg Baselitz: ‘Women Simply Don’t Pass the Test’ (em inglês)

8 Comentários

  1. Sissa Aneleh
  2. frederico p.k.goelzer
    • Cansada de Babacas
  3. Fernando La Ma Mancha
    • Cansada de Babacas
  4. Rebeca
  5. Alberto
  6. Rita Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>