TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

12

fevereiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Sikka Magnum: a nova videoinstalação de Daniel Canogar

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Instalação

sikka magnum daniel canogar 01

O desenvolvimento técnico do meio cinematográfico é uma inspiração para o artista espanhol Daniel Canogar. Suas instalações são conhecidas pelo uso de tecnologias obsoletas para criar algo novo: filme de 35 mm, fitas VHS e telas de televisão analógicas. A relação do homem com o desenvolvimento tecnológico, mudanças na memória e identidade causadas pelas atualizações constantes são temas recorrentes em seus trabalhos.

sikka magnum daniel canogar

Atualmente, Canogar expõe 9 de suas obras no Museu de Arte Contemporâneo Gas Natural Venosa, de A Coruña, Espanha. E a partir de 27 de fevereiro inaugura exposição solo no Bildmuseet de Umea (Suécia). Ambas as exposições recebem o título de ‘Quadratura‘, uma alusão ao recurso pictórico utilizado no Renascimento para criar uma perspectiva tridimensional sobre as superfícies planas.

Sikka Magnum é uma instalação produzida especialmente para o Bildmuseet. Compõe-se de mais de 360 DVDs. Imagens são projetadas em suas superfícies, refletindo na sala como um mosaico audiovisual. Segundo explicação do artista em sua página web:

Sikka é uma videoinstalação escultórica construída com 360 DVDs usados. Essa peça multitemática está inspirada nos “sikka”, as moedas de ouro que, em tempos babilônicos, eram usadas com fins decorativos, costuradas sobre a roupa, e que evoluíram até se transformar em objetos plásticos brilhantes, conhecidos hoje como lantejoulas.

Ao projetar o conteúdo dos DVDs sobre a superfície, o artista continua outorgando novos usos a materiais obsoletos, ao mesmo tempo em que combina as propriedades fantasmagóricas do cinema com seus suportes físicos.

Nesse caso, os fragmentos dos filmes de cada DVD foram selecionados por sua cor, forma e ritmo, criando uma paleta digital da qual surge um arquivo de vídeo final que se projeta na superfície. A banda sonora autogerada que acompanha a peça é o resultado de uma ‘composição acidental’ fruto da superposição dos fragmentos projetados. O efeito final é um mosaico audiovisual.

Historicamente, os ‘sikka’ eram colocados sobre a roupa para mostrar a riqueza e o poder. Com o tempo, os brilhos evocavam o divino. De maneira similar, as superfícies dos DVDs nos recordam o glamour de Hollywood, onde a imagem se transformou em moeda de câmbio.

Veja algumas imagens de Sikka Magnum:

sikka magnum daniel canogar 01

sikka magnum daniel canogar 02

sikka magnum daniel canogar 03

sikka magnum daniel canogar 04

sikka magnum daniel canogar 05

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>