TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

4

fevereiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Simulacros da realidade nas fotografias de Thomas Demand

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Escultura, Fotografia Digital

thomas demand fotografia arquitetura 06

O artista Thomas Demand vive e trabalha atualmente entre Los Angeles (Estados Unidos) e Berlin (Alemanha). Em suas obras mostram a realidade como ficção, apresenta simulacros de uma realidade.

thomas demand fotografia arquitetura 08

O artista, para compor suas obras, utiliza como modelos outras imagens publicadas em algum meio de informação que tenha relação com o sucesso. Em seguida, constroi imagens com materiais efêmeros. Suas maquetes refazem o espaço e ambiente em tamanho natural. Em um processo posterior, com iluminação adequada, documenta a construção e logo a destroi, ficando a documentação fotográfica como única evidência. Ainda que pareça algo complexo, trata-se da imagem da imagem de uma imagem.

thomas demand fotografia arquitetura 07

O resultado final é uma imagem de uma vaga recordação, um frágil instante de memória de algo que já não existe mais. A criação desses espaços ambíguos, atemporais e estéreis, essa interação entre escultura e fotografia fizeram de Thomas Demand um dos fotógrafos mais reconhecidos internacionalmente.

thomas demand fotografia arquitetura 06

Dessa forma, suas montagens escultóricas reproduzem, em escala real, uma série de espaços (oficinas de representações diplomáticas, despachos presidenciais, estantes de arquivos, escritórios, cozinhas, etc.), simulacros da realidade, modelos realizados em papel e plástico de grande realismo, verdadeiras mentiras e autênticos truques visuais e de simulação que a fotografia ajuda a incrementar.

thomas demand fotografia arquitetura 02

thomas demand fotografia arquitetura 01

thomas demand fotografia arquitetura 03

thomas demand fotografia arquitetura 04

thomas demand fotografia arquitetura 05

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>