TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

11

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

Teewnbot: relação de afeto na interação homem e objetos tecnológicos

Escrito por , Postado em Destacadas

Tweenbot 01

Desenhado por Kace Kinzer, Tweenbot é um robô de papelão com um sorriso que percorre as ruas da cidade com ajuda dos pedestres. O robô está programado para ir chegar a um destino e em uma velocidade constante. O êxito do Tweenbot depende da disposição das pessoas, de saírem de sua rotina habitual e de se envolverem com o objeto tecnológico no espaço da cidade. Por vezes o Tweenbot encontra obstáculos que o impedem de seguir seu trajeto. Para que a ajuda humana seja eficiente, o robô traz uma bandeira com a indicação de seu destino. Logo, as pessoas podem recolocá-lo no seu trajeto correto.

O objeto cria uma interação inesperada, cria uma nova rotina de comunicação entre humanos e objetos tecnológicos no espaço urbano. A designer fez a prova no Washington Square Park e se surpreendeu. Cada vez que o Tweenbot se deparou com um obstáculo, teve auxílio de uma pessoa que o colocou na sua rota correta. Embora algumas pessoas tenham ignorado a direção correta do robô indicada em sua bandeira, outros mais atentos o recolocaram novamente em seu trajeto correto.

Segundo Kace Kinzer, o Tweenbot evoca a interação entre humanos e objetos tecnológicos em uma relação de afeto e responsabilidade. O robô que, de certo modo, espelha características humanas de vulnerabilidade e de estar perdido no espaço urbano, possibilitou a criação de uma complexa rede interativa alimentada pela inteligência humana para que o robô pudesse alcançar seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>