TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

7

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

The Gallery of Lost Art: Mostra virtual do Tate ressucita obras que estão desaparecendo

Escrito por , Postado em Destacadas, Mercado da Arte Digital

Uma nova exibição online, The Gallery of Lost Art, com curadoria do Tate, conta com grandes nomes como Francis Bacon, Tracey Emin, Willem de Kooning, entre outros, e obras suas que atingiram um status imortal e consolidaram sua aura, em contrapartirda à efermidade de hoje, por serem trabalhos que, de alguma forma, estão sumindo.

A mostra reflete o poder do tempo e como as obras de arte podem ser vítimas do destino, destruídas por acidentes, de propósito ou por simples azar. Nisso, a intervenção do mundo digital em trazer de volta à vida estas artes perdidas é algo interessante por si só: uma vez na web, as obras podem ser compartilhadas e espalhadas por infinitos caminhos que as reproduzirão incontáveis vezes e as deixarão vivas para sempre.

Jane Burton (Diretora Criativa do Tate Media), conta no blog da exposição, que o desafio era encontrar uma forma de mostrar as obras enfatizando suas histórias. O resultado foi um novo olhar da arte: um site imersivo e com uma vasta exposição, onde usuários podem explorar as evidências e causas do desaparecimento das obras.

“The Gallery of Lost Art é um museu fantasma, um lugar de sombras e rastros. Só pode existir virtualmente.” – Jane Burton

imagem-thegalleryoflostart01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *