TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

7

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

The Gallery of Lost Art: Mostra virtual do Tate ressucita obras que estão desaparecendo

Escrito por , Postado em Destacadas, Mercado da Arte Digital

imagem-thegalleryoflostart02

Uma nova exibição online, The Gallery of Lost Art, com curadoria do Tate, conta com grandes nomes como Francis Bacon, Tracey Emin, Willem de Kooning, entre outros, e obras suas que atingiram um status imortal e consolidaram sua aura, em contrapartirda à efermidade de hoje, por serem trabalhos que, de alguma forma, estão sumindo.

A mostra reflete o poder do tempo e como as obras de arte podem ser vítimas do destino, destruídas por acidentes, de propósito ou por simples azar. Nisso, a intervenção do mundo digital em trazer de volta à vida estas artes perdidas é algo interessante por si só: uma vez na web, as obras podem ser compartilhadas e espalhadas por infinitos caminhos que as reproduzirão incontáveis vezes e as deixarão vivas para sempre.

Jane Burton (Diretora Criativa do Tate Media), conta no blog da exposição, que o desafio era encontrar uma forma de mostrar as obras enfatizando suas histórias. O resultado foi um novo olhar da arte: um site imersivo e com uma vasta exposição, onde usuários podem explorar as evidências e causas do desaparecimento das obras.

“The Gallery of Lost Art é um museu fantasma, um lugar de sombras e rastros. Só pode existir virtualmente.” – Jane Burton

imagem-thegalleryoflostart01

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>