TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

3

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

Titanic Belfast Museu, homenagem ao centenário do navio

Escrito por , Postado em Destacadas

titanic belfast museu 01

Inaugurado em Belfast o maior centro interativo do mundo sobre o Titanic

Em Belfast (Irlanda do Norte), cidade em que se construiu Titanic, foi inaugurado o maior centro interativo do mundo sobre o Titanic. O Titanic Belfast Museu mostra os segredos e curiosidades do barco mais famoso da história 100 anos após sua primeira viagem e seu afundamento.

A fachada do edifício de seis andares tem a forma de quatro proas com a mesma altura do famoso barco. Em seu interior o visitante revive a história do mítico transatlântico.

Titanic Belfast proporciona o conhecimento sobre a história do navio, desde a concepção do barco, quando ainda se tratava apena de um projeto esboçado em papéis, sua concepção como a nave mais luxuosa jamais vista, até o momento em que seus restos foram descobertos a quatro mil metros de profundidade no Atlântico Norte.

O edifício interativo conta com nove galerias distribuídas em seis plantas levantadas a base de imagens, informações, vídeos e reconstruções.

Assinam o projeto arquitetônico de Titanic Belfast Museu é de CivicArts (responsáveis pelo conceito do desenho original) e Todd Architects (responsável pela construção do museu).

Titanic 100 anos

A partir de 6 de abril chega ao cinema o Titanic 3D, o filme de James Cameron. Anos após sua exibição, o público revive uma das maiores bilheterias da história do cinema. Cameron trabalhou na adaptação de Titanic para a tecnologia 3D. Como novidades o público pode esperar o acréscimo de uma cena de nu da atris Kate Winslet censurada na época, e a modificação de uma das cenas baseado em um erro astronômico.

Pôster do film "Titanic 3D", de James Cameron

Segundo revela The Telegraph, o astrofísico e divulgador científico Neil deGrasse Tyson teria enviado carta a Cameron comentando o erro. O diretor de Titanic comentou: “Neil deGrasse Tyson me enviou um email bastante sarcástico dizendo que, naquela época do ano (4:20 a.m. de 15 de abril) e naquela posição do Atlântico de 1912, quando Rose encontra-se seobre uma peça de madeira flutuando e olhando as estrelas, não era aquele o campo estelar que poderia ter sido visto. E com minha reputação de perfeccionista, deveria sabê-lo e deveria ter colocado o campo estelar correto”. Cameron solicitou ao astrofísico o mapa estelar correto da data, hora e local. O mata foi incluído em Titanic 3D.

Cena da série "Titanic", de Julian Flowers

Na televisão, além de inúmeros documentários, o naufrágio do Titanic ganhou duas séries. Titanic, de Julian Fellowes (Downton Abbey), apresenta a história da viagem baseada nas diferenças de classes sociais que existiam no navio. Todos tinham o mesmo destino, mas pontos de vista diferentes para uma série de eventos.

Hugh, Conde de Manton (Linus RoacheLaw & Order), sua esposa Louisa (Geraldine Somerville) e a filha do casal Georgianna (Perdita WeeksThe Tudors), uma jovem rebelde que logo se interessa pelo americano Harry Widener (Noah Reid), viajam na primeira classe do Titanic. Na segunda classe estão o advogado irlandês John Batley (Toby Jones), que trabalha para Hugh, e sua esposa Muriel (Maria Doyle Kennedy, de The Tudors), os empregados dos Mantons, Barnes (Lee Ross) e Watson (Lyndsey Marshal, de Roma e Garrow’s Law). Na terceira classe viajam imigrantes e operários, entre eles o engenheiro Jim Maloney (Peter McDonald) e sua família.

A série Titanic, no Brasil, será exibida pelo canal NatGeo, dedicado a documentários e programas especiais. A série vai ao ar de 17 a 20 de abril, sempre às 23h15.

Kevin Zegers e Alessandra Mastronardi em "Titanic: Blood and Steel"

A outra série é Titanic: Blood and Steel, que narra a história da construção do navio. Estrelada por Chris Noth, Neve Campbell, Kevin Zegers, Alessandra Mastronardi, Massimo Ghini, Dereck Jacobi, Ophelia Lovibons, Billy Carter e outros, Titanic Blood and Steel se situa no começo do século XX, na popular cidade de Belfast, possuidora do maior estaleiro do mundo. A série se centra na história do jovem Mark Muir (Kevin Zegers), um engenheiro naval canadense que chega a Belfast para cumprir seus sonhos.

A obsessão de Mark pelo trabalho para o qual foi contratado, a construção do melhor transatlântico de luxo e sua história de amor serão os principais elos de argumentação da série. Diferenças sociais, ambições contrapostas… são alguns dos conflitos interiores que viverão as personagens dessa história dramática. Tudo isso tendo como pano de fundo os eventos sociais vividos naquele período: a imigração massiva, a revolução dos sindicatos, as novas fortunas emergentes, etc. A série não tem previsão de estreia no Brasil. Na Itália vai ao ar dia 22 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>