TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

16

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

UNESCO não quer ninguém do WikiLeaks em sua conferência sobre WikiLeaks

Escrito por , Postado em Destacadas

weakleaks-unesco

Ontem, WeakLeaks emitiu um comunicado denunciando que sua participação na conferência sobre WikiLeaks na UNESCO foi recusada pelo organismo. O evento que se realiza hoje e amanhã, em Paris, reúne “representantes líderes dos meios, jornalistas profissionais e cidadãos, expertos em leis para intercambiar visões sobre estes temas e discutir as boas práticas do jornalismo profissional tradicional e cidadão na era digital”.

Até o momento 37 pessoas apresentarão painéis. De acordo com WikiLeaks, “os organizadores norte-americanos promovem a conferência com opositores a WikiLeaks e bloqueiam todos os porta-vozes de WikiLeaks, afirmando que a decisão de censurar os representantes era um exercício da ‘liberdade de expressão… nosso direito de dar voz aos porta-vozes de nossa escolha’”. No comunicado Julian Assange ainda afirmou que “usar a liberdade de expressão para censurar a WikiLeaks em uma conferência sobre WikiLeaks é um grande absurdo. Este é um abuso intolerável da Constituição da UNESCO”.

WikiLeaks assegura que, ao saber da conferência, expressou preocupação pois ninguém havia entrado em contato para abrir a possibilidade de participação no evento. De Ronald Koven, do “Comitê de Liberdade de Imprensa Mundial” da UNESCO, sediado nos Estados Unidos, recebeu a seguinte resposta: “o foco principal da conferência não é WikiLeaks como tal, mas sobre os efeitos de suas ações para o futuro do jornalismo profissional”. Parece que a ideia é não reconhecer a WikiLeaks como entidade jornalística, ponto que poderia ser discutido.

Assange pediu a realização de uma investigação a esse respeito, a fim de garantir a liberdade de expressão e informação.

Via @WikiLeaks e @#OccupyUNESCO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>