TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

21

setembro 2012

0

COMENTÁRIOS

ZERO1: única grande bienal do mundo de arte contemporânea e tecnologia

Escrito por , Postado em Destacadas, Mercado da Arte Digital

gambiological_armour-iphone

Desde 12 de setembro e até 8 de dezembro ocorre na Silicon Valley a Bienal Zero1 2012, a única do mundo centrada na convergência entre arte contemporânea e tecnologia. Mais de 150 artistas de países de todo o mundo apresentam suas crações na vanguarda da artemídia.

O tema principal da mostra é “Seeking Silicon Valley” (Procurando Silicon Valley), inspirado na fama mundial da Silicon Valley, conhecida como o coração da inovação high-tech e da criatividade na rede, bem como pela falta de características publicamente acessíveis da região, entre os quais uma arquitetura precisa, uma cultura única e um senso de coesão unido ao coneito de lugar.

Durante três meses, a Bienal oferecerá instalações, mídias interativas, esculturas, obras online, vídeo e performance de artistas que utilizaram a tecnologia para criar arte contemporênea em um modo original e provocador. Participam da mostra figuras ilustres do mundo da arte, como Lynn Hershman Leeson, cuja instalação cinematográfica, Present Tense, analisa os efeitos humanos da toxicidade das águas globais e compreende um vídeo de alta definição de recém nascidos nadando embaixo da água. Em conjnto com eBay Inc., Jer Thorp, o artista premiado Data Artist in Residence pelo New York Times e o professor da Columbia Mark Hansen criaram uma obra data-driven.

À Bienal se junta uma série de parceiros culturais para oferecer ao público espetáculos e eventos de arte contemporânea e tecnologia. Dentre os colaboradores dessa rede figuram San Francisco Museum of Modern Art, o Stanford University’s Institute for Creativity and the Arts, o Eyebeam Art & Technology Center de Nova York o Ural Industrial Biennial russa e a bienal sud-coreana Media City Seoul.

“A Silicon Valley é tanto uma ideia cmoo um lugar”, afirma Jaime Austin, curador principal da Bienal e diretor dos programas de ZERO1: The Art & Technology Network. “Reconhecida em nível mundial como polo de inovação e empreendedorismo, a Silicon Valley é notoriamente um lugar difícil de viver. Mais do que um lugar é uma rede de estradas, tecnologias, escritórios e relações conectadas em uma complexa rede física e virtual. Modelando esta natureza interconectada, a Bienal Zero1 2012 é uma rede de curadores provenientes de países distintos e que trazem uma perspectiva global para a nossa Bienal, uma rede de artistas contemporâneos que compartilham e apresentam obras, bem como uma rede de parceiros da Bienal que apresentam mostras, eventos e performances que conectam a Silicon Valley e outras.”.

Dentre artistas de todo o mundo, participam da Bienal Zero1 2012:

Eduardo Kac, Aromapoesia

Gambiologia, Gambiological Armor

Lucas Bambosi, Mobile Crash V2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>