TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

23

março 2012

1

COMENTÁRIOS

10 artistas que trocaram o pincel pelo dedo, o quadro pela tela do iPad

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

6 susan murtaugh artista ipad

Recentemente apresentamos as aplicações favoritas dos artistas para criar obra gráfica no iPad. Os pintores vem demonstrando acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Muitos deles decidiram trocar as ferramentas de toda a vida. Abandonaram o pincel para usar o dedo, abandonaram o quadro para ‘pintar’ sobre a tela do iPad.

Conheça, então, 10 artistas que tem realizados trabalhos interessantes com o tablet.

1. David Hockney: aos 74 anos expõe até abril na Royal Academy of Arts de Londres mais de 150 obras, das quais 50 ‘pintadas’ em iPad.

 

2. Xoan Baltar: realiza trabalhos artísticos em celulares e iPad. Expôs várias de suas criações em Nova York, Chicago e Alemanha. Algumas de suas obras foram vendidas por 1.000 e 2.000 euros.

3. Karla Frechilla: com 37 anos, é pintora desde os 14. Embora não tenha vendido nenhum de seus trabalhos no tablet, é chamada, com frequência, para desenhar pixels com os dedos ao vivo.

 

4. Kyle Lambert: jovem artista britânico mescla suas criações com imagens de vídeo. Seu último projeto, “Toy Shining”, combinava personagens do Toy Story e o filme O Resplendo, em 25 desenhos feitos no tablet. Lee Unkrich, diretor de Toy Story 3, ficou tão impressionado com a ideia que o convidou para ir à Pixar apresentá-lo. Além disso realiza incriveis retratos realistas.

 

5. Luís Peso: um de seus desenhos ilustra a capa do livro de Kafka, “En el penal”, lançado pela editora Fin de Viaje.

 

6. Stef Kardos: um dos pioneiros da pintura com os dedos no dispositivo. Sua ‘pintura’ inspirada em um negócio comercial da Califórnia é ícone e uma das primeiras a aparecerem online, mostrando o poder da aplicação Brushes.

 

7. Susan Murtaugh: artista e co-autora do site para pintar com os dedos “fingerpainted” (www.fingerpainted.it).

 

8. Goro Fujita: designer de animação e artista conceptual, utiliza SkechBook Pro. Ele se diverte com as possibilidades de fazer e desfazer ações, bem como transformar suas camadas de cores.

 

9. Vermont Corliss Blakely: o artista encontra no iPad a nova tela que, por ser portátil, favorece a expressão da arte desde qualquer ponto do mundo, além de poder compartilhá-la com quem desejar a um simples toque.

10. Michael Heald: designer de animação e de videojogos, também passa os momentos de lazer pintando sobre o tablet. Quase desistiu de usar a ferramenta, pois lhe parecia difícil abandonar o pincel e pintar com os dedos. Para ele, a ‘pintura’ no iPad convida o artista a uma nova dinâmica de pensar a imagem.

1 Comentário

  1. Elzair Lina Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>