TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

25

junho 2012

1

COMENTÁRIOS

15 publicações comprometidas com as artes do século XXI

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas, Mercado da Arte Digital

arte digital

No universo da arte digital, as publicações são importantes veículos divulgadores e fundamentais para a formação de um público ávido por conhecer mais sobre as artes da era da criatividade. Jornais, revistas, blogs online funcionam como curadores de conteúdos digitais, pois atuam como organizadores das informações mais relevantes acerca da temática proposta. São interessantes plataformas online destinadas à apresentação crítica de projetos de arte digital, à publicação de chamadas para concursos e prêmios de arte, à divulgação de eventos… Enfim, tratam seriamente as distintas possibilidades de explorar um universo tão amplo e emergente como o da arte digital.

Profissionais de arte digital, artistas, organizadores de festivais e eventos de arte, jornalistas, colecionadores, galeristas, apaixonados pela arte digital deveriam ter em conta estas 15 publicações:

Computer Arts é uma revista destinada a artistas digitais e desenhadores que conta com uma forte linha de editoriais que abarca desde a manipulação de fotografias com Photoshop até a criação de ilustrações vetoriais. Idioma: inglês.

Digicult plataforma cultural que se ocupa do impacto das novas tecnologias digitais e das ciências na arte, no design, na cultura e na sociedade contemporânea. Idiomas: inglês e italiano.

Digitalarti publicação internacional de arte digital. Inclui informações sobre obras e artistas que trabalham na convergência entre tecnologia, ciência e artes, além de centenas de blogs de festivais de arte digital em todo o mundo. Idioma: inglês.

e-flux é um divulgador online dos principais eventos relacionados às artes visuais (bienais, trienais, feiras de arte e exposições). Embora não se dedique exclusivamente às artes tecnológicas, sempre traz novidades interessantes acerca de chamadas para concursos e prêmios de arte digital. Idioma: inglês.

El arte en la edad del silício é um blog do jornal El País que apresenta o universo da criatividade baseada nas tecnologias digitais: net.art, artemídia, telepresença, realidade aumentada. Idioma: espanhol.

GameScenes é um blog interessante acerca do mundo da arte do jogo. Traz uma série de notícias sobre a gamearte, bem como apresentação de projetos. Idioma: inglês.

Media Art Platform (MAP) é uma iniciativa do Netherlands Media Art Institute que se aproveita da rede social Facebook para divulgação de chamadas internacionais para artistas de artemídia, anúncios e eventos de arte digital. Idioma: inglês.

Netartnet.net é um guia online para a net.art. Apresenta galerias de net.art e canais RSS. Trata-se de um diretório e arquivo de listas de exibição de net.art em todo o mundo. Idioma: inglês.

Net-art.org é uma base de dados de net.art que pretende contar a história da arte na internet. O site oferece links a conteúdo original de projetos de net.art e sites relacionados com o surgimento da arte nos anos 90. O site também apresenta links dedicados à teoria crítica e à história da arte digital bem como links a softwares e ferramentas de arte. Idioma: inglês.

Neural é uma publicação sobre arte multimídia, hacktivismo e e-música. Idiomas: inglês e italiano.

Rhizome é um arquivo online de arte digital. São mais de 2.500 obras de arte catalogadas que empregam materiais como software, código, páginas web, imagens em movimento, jogos e navegadores. Abarca uma ampla gama de projetos de artistas de todo o mundo. Idioma: inglês.

SeLecT é uma publicação de jornalismo cultural que aposta na convergencia entre as artes visuais, a tecnologia, o design e o comportamento, ativando um olhar abrangente sobre a contemporaneidade. Idioma: português.

Tecniarts é um blog que apresenta projetos de net.art, bioarte, robótica, arte experimental, software art, instalações. Idioma: espanhol.

The Creators Project é uma plataforma dedicada à criatividade, à cultura e à tecnologia. Fruto de uma parceria entre Intel e VICE, The Creators Project apoia artistas visionários de distintas disciplinas que utilizam tecnologia de forma inovadora para explorar os limites da expressão criativa. Idioma: português e inglês.

UbuWeb é uma página web sobre arte vanguardista. Foi fundado em 1996 pelo poeta Kenneth Goldsmith. Trata-se de um espaço online destinado à divulgação da poesia concreta e sonora, arquivos de videoarte, cinema underground e arte sonora.

Ah, isso sem contar o Tecnoartenews. Nossa publicação diária com notícias e curiosidades sobre cultura contemporânea e artes tecnológicas. Dedicamo-nos à apresentação de projetos de arte digital, divulgação de eventos de arte, publicação de informações sobre o mercado da arte digital, além de curiosidade sobre o universo das artes visuais. Idioma: português e inglês.

1 Comentário

  1. jeisianny

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>