TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

24

outubro 2011

0

COMENTÁRIOS

“A origem do mundo”, de Gustave Coubert: a obra censurada no Facebook

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

A origem do mundo é uma das obras mais importantes do artista francês Gustave Coubert, fundador e máximo representante do Realismo. O quadro foi pintado em 1866 e representa, em primeiro plano, o tronco de uma mulher nua, reclinado sobre os lençóis de uma cama. As pernas separadas da mulher, deixando o órgão sexual da mulher à mostra, deram à obra uma forte impressão de sensualidade e de erotismo. O advogado qualificou de “censura cega” a atitude da rede social. O  processo pode se estender por “pelo menos um ano”, e no qual Cottineau pediu 20 mil euros de indenização para seu cliente.

A origem do mundo, Gustave Coubert

 A obra de Coubert está envolvida em uma nova polêmica. Novamente um dos protagonistas é o Facebook. Um internauta francês teve sua página dedicada a Gustave Coubert eliminada da rede social após a publicação da imagem do quadro A origem do mundo. O internauta não deixou por menos e apresentou requerimento exigindo que o Facebook se pronuncie sobre o fechamento de sua página na rede.

Em fevereiro deste ano, a mesma rede eliminou o perfil de um dinamarquês após compartilhado a imagem da obra. Segundo as diretivas de Facebook, naquela ocasião, ao expor o quadro se violava o regulamento da rede social, que impede entre outras coisas, o nudismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *