TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

4

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

7ª Bienal de Berlim marcada por duras críticas

Escrito por , Postado em Bienal, Destacadas, Estéticas Tecnológicas, Eventos

setima bienal berlim

Críticos dizem que a Bienal de Berlim, um dos eventos mais importantes de arte contemporânea da Alemanha, carece de impacto. A sétima edição da Bienal de Berlim foi recebida com escárnio pela prensa local e nacional. Para os críticos, não havia arte suficiente no programa, e a ênfase no compromisso social e ativismo político era um gesto vazio.

Nicola Kuhn escreveu no jornal Der Tagesspiegel que a Bienal “fracassou estrepitosamente em sua tentativa de potencializar as artes”. Ingo Arend, do jornal Tageszeitung afirmou “o desastre se chama 7ª Bienal de Berlim”.

A Bienal, organizada pelo artista provocador polonês Artur Zmijewski e a historiadora de arte Juana Warsza, coincidiu com o fim da semana Galerias de Berlim (27 e 29 de abril), um evento anual com 51 inaugurações de galerias. Muitos comentaristas consideraram as obras expostas nas galerias comerciais mais relevantes do que as presentes na Bienal.

Os membros internacional do movimento Occupy, juntamente com o grupo espanhol Indignado, foram convidados a ocupar o edifício da Bienal, o que para muitos pareceu um ativismo frágil, “um ativismo político que joga com a possibilidade de se tornar algo estético”, afirmou o jornal austríaco Die Presse.

A artista polonesa Zuzanna Janin recorda que o trabalho de Zmijewski também havia sido alvo de duras críticas em 2005, no Pavilhão da Polônica, na Bienal de Veneza. Ainda assim, todo mundo compreende a importância de seu trabalho. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>