TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

26

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

A construção das identidades falsas ou alternativas em The Status Project, de Heath Bunting

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

MMBuntingBig4

Em The Status Project, Heath Bunting (2004 – 2011/ Inglaterra) desenvolve, desde 2004, um estudo profundo sobre a data-identidade que terminamos por “encarnar” para além de nosso próprio controle. The Status Project compila uma base de dados que analisa elementos da situação legal das pessoas no Reino Unido para que cada um possa criar uma nova identidade a partir da informação reunida na internet.

O ser humano pode ter uma ou várias pessoas naturais (personagens imaginários) e controlar uma ou mais pessoas artificiais (corporações). Os seres humanos de classe mais baixa possuem uma pessoa natural severamente reduzida e nenhum controle de sua personalidade artificial. Os de classe média possuem uma pessoa natural e, talvez, controlem uma pessoa artificial. Os seres humanos de classe alta possuem múltiplas pessoas naturais e controlam muitas pessoas artificiais com notável habilidade de separação e interação.

O projeto inspeciona esses sistemas de classes de administração do humano e produz mapas de influência e retratos pessoais, tanto para a compreensão como para a mobilidade. Além disso, está produzindo novas identidades de pessoas naturais.

O projeto conta com uma base de dados on line de mais de 5 mil entradas e um diretório de 50 mapas criados, que mostra como nossos movimentos, transações e atividades na Rede são rastreadas e monitoradas e como nossos datacorpos estão sendo formados.

Heath Bunting nasceu em Londres, no Reino Unido. O artista e ativista da Rede, co-fundador de www.irational.org, emergiu nos anos 1980 comprometido com a criação de sistemas de comunicação complexos e contextos sociais abertos e democráticos. Trabalhou com graffiti, performances, intervenção, rádio pirata, arte do fax e e-mail e sistemas de BBS, mas sobre tudo ficou conhecido como artista de muitos projetos na e para a internet, alguns altamente reconhecidos e que ajudaram a formar um contexto sólido para a prática da net.art. Esteve envolvido em trabalhos no campo da genética e desenvolveu projetos de performances físicas na rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>