TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

9

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

A escultura interativa “Túnel”, de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

tunel rejane cantoni leonardo crescenti 01

Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti são nominados pelo emblemático projeto Túnel, uma escultura cinética, imersiva e interativa. A obra está composta de 93 pórticos que se desalinham em função da posição e da massa do corpo do interator. Ao percorrer a arquitetura da obra, esta se move de acordo com a posição do sujeito no seu interior.

Um exemplo da interação se dá quando o interator se posiciona próximo ao centro. Desde este ponto de vista, os pórticos alinhados se fundem e formam novas paredes. Também o interator, entrando no túnel, pode se posicionar próximo a uma das paredes laterais. Nesse caso, a posição relativa e a forca gravitacional de seu corpo provocam variações na altura do piso que se inclina até 5º, gira progressivamente os pórticos associados na direção e no ângulo correspondente, e com isso se propagam movimentos ondulatórios em toda a extensão da obra. Além disso, vários usuários podem entrar e interagir simultaneamente. Interessantes são os efeitos ópticos cinéticos gerados.

O projeto já rendeu a Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti menção honrosa no Ars Electronica 2011.

Túnel é um dos destaques do FILE 2012.

Link: http://www.cantoni-crescenti.com.br/tunnel-videos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>