TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

7

setembro 2012

0

COMENTÁRIOS

A Fundação Warhol se defaz de sua coleção de obras do pai da Pop Art

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

andy-warhol-foundation

A Fundação Andy Warhol decidiu desfazer-se de sua extensa coleção de obras do pai da Pop Art doando uma parte a museus e vendendo outra através da casa de leilão Christie’s. Dessa forma busca centrar-se no trabalho de concessão de bolsas para fomento da arte.

“As doações que faremos a museus e a melhoria da nossa capacidade de ofertar bolsas, possíveis graças à venda de obras, enfatizarão o legado de Warhol e seu impacto no mundo da arte”, assegurou o presidente da Fundação, Joel Wachs, em comunicado.

A organização, com sede em Nova York, abre mão de cerca de 20.000 obras de Warhol com as que conta, dentre elas pinturas, desenhos, fotografias, gravados e material gráfico. Com a ação pretende arrecadar cerca de 100 milhões de dólares ao longo dos “vários anos” em que ocorrerão os leiloes.

Christie’s se encarregará das vendas que promoverá através de sua nova página web que será lançada em outubro. O primeiro leilão ocorre em 12 de novembro na sede da casa de leilões em Nova York e continuará em fevereiro do próximo ano com uma série de leilões online. “Essas vendas permitirão um acesso global online, sem precedentes, ao trabalho de Andy Warhol, com a própria filosofia democratizante do artista”, acrescentou Wachs.

Além das vendas, e como parte das celebrações pelo 25º aniversário da organização criada pouco após a morte do artista, em 1987, a fundação doará “obras significativas” a diferentes museus, “dando continuidade a sua larga tradição de doações da arte de Warhol”.

Visto em El Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>