TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

22

outubro 2012

0

COMENTÁRIOS

A granada da transparência, de Julian Oliver

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

granada da transparencia julian oliver 01

Criada como objeto único para uma exposição que ocorreu em Berlim, ainda neste ano, A Granada da Transparência, de Julian Oliver, segue a linha de trabalho do artista/criador de uso da tecnologia para revelar as manipulações dos governos e corporações e sua falta de transparência.

granada da transparencia julian oliver 01

Neste caso, trata-se de uma réplica de uma granada de mão F1 soviética realizada em resina transparente, que contem um pequeno computador, um microfone e uma antena WIFI.

granada da transparencia julian oliver 02

Dessa forma, a granada da transparência captura o tráfego de dados e os sons do lugar no qual a informação pode ser consultada publicamente, além de mostrar a localização geográfica da granada. A peça faz referencia, assim, ao domínio tecnológico do complexo militar e industrial, à volatilidade da informação e a necessidade de contra-arrestar o domínio e a opacidade das corporações e governos com ferramentas de difusão pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>