TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

13

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

A luz é para todos: O Pequeno Sol, de Olafur Eliasson

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

pequeno sol olafur eliasson tate modern 01

Desde o dia 28 de julho e até 23 de setembro de 2012 a Tate Modern de Londres apresenta o projeto Pequeno Sol (“Little Sun”), de Olafur Eliasson como parte do Festival de Londres 2012. A proposta do projeto é criar a consciência sobre a necessidade de melhorar o acesso à energia para as mais de 1 bilhão e 600 milhões de pessoas que não tem acesso à rede elétrica.

Aos sábados à noite as luzes da Tate se apagam durante duas horas (“Tate Blackouts”) e os visitantes são convidados a admirar o conjunto de obras da galeria usando apenas a luz do Pequeno Sol. As pequenas lâmpadas amarelas em forma de sol foram desenhadas para produzir cinco horas de luz após ter sido carregadas com energia solar durante outras cinco horas. A peça artística foi criada em colaboração com o engenheiro Frederik Ottesen.

Para Eliasson, “a luz é para todos – determina o que fazemos e como o fazemos. Sempre procurei que a luz possa ir mais além do que iluminar as coisas e, há algum tempo, quis fazer algo que utilize a luz de um modo mais ambicioso e que se integre ao mundo”.

Também compõe o projeto, em uma área do Nível 3 da galeria, uma instalação na qual o visitante pode fazer seu grafite de luz e, posteriormente, encontrá-lo em na página web do projeto.

Veja mais imagens do projeto Pequeno Sol:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>