TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

2

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

A Máquina de escrever reinventada

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

foto1

Hoje em dia a máquina de escrever vem perdendo  seu posto para o computador.  Porém, sob a visão de alguns artistas esse objecto foi reinventado  e mudou sua função. Confira abaixo alguns usos criativos da quase extinta máquina de escrever:

O casal de artistas Christa Sommerer & Laurent Mignonneau criaram a “Life writer” . “Life writer” é uma máquina de escrever antiga que foi transformada em uma interface para computador onde as pessoas podem interagir usando as funções normais de uma máquina de escrever. Quando um texto é escrito ele é transformado em pequenos insetos que aparecem no papel como se tivessem saído do teclado da máquina. Essas criaturas movem-se pelo papel tentando encontrar texto para se alimentar, multiplicar e sobreviver.

“The chromatic typewriter” do artista Tyre Callahan é um outro exemplo de máquina de escrever que teve sua função transformada. Aqui no lugar das letras o datilógrafo encontra uma paleta de cores, o que sugere uma  experiência sinestésica.

O trabalho “TK 730″  de Meg Grant , Anja Hertenberger, Leonie Orff e Ricardo O’ Nascimento é outro exemplo de transformação sinestésica. Nessa obra o texto digitado é transformado em um padrão binário em duas cores que é tricotado pela máquina. Cada ponto de cor diferente corresponde a uma letra do alfabeto que foi digitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>