TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

28

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

A “Rádio Bacteriana” de Joe Davis

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Joe Davis é considerado por muitos um  dos artistas pioneiros da bioarte. Em Microvenus, um de seus projetos mais descritos na literatura da Bioarte, o artista grava mensagens na informação genética de uma bactéria. Já em Audio Microscope, busca traduzir a luz em som. É possível ouvir como uma célula viva se transforma em um registro de som único.

Recentemente, Davis apresentou Bacterial Radio (Rádio Bacteriana). Esta é a primeira parte de um projeto em andamento que prevê a formação de diferentes tipos de circuitos elétricos criados por bactérias. Os circuitos são formados por bactérias modificadas com genes que confere a elas qualidades elétricas.

As bactérias são clonadas com variantes de genes de esponjas marinhas (Tethya aurantia). Variantes desses genes são otimizados para condutores metálicos e semicondutores. As bactérias geneticamente modificadas, junto a pequenas porções de meio de crescimento contendo sais minerais são incorporados em materiais não condutores e induzidos por placa de circuitos elétricos.

Em Bacterial Radio, Davis faz uso artístico desses materiais para processar o conteúdo de voz e música fora do ar. Bacterial Radio representa alternativas seguras e livre de poluição para práticas ambientalmente ameaçadoras.

Bacterial Radio ganhou o prêmio Golden Nica, na categoria Arte Híbrida no Prix Ars Electronica 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *