TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

6

março 2012

0

COMENTÁRIOS

A Tate Modern compra as famosas sementes de girassol de Ai Weiwei

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

A galeria Tate Modern, de Londres, pagou o equivalente a 550 mil dólares pelas sementes de girassol de porcelana criadas pelo reconhecido artista e dissidente chinês Ai Weiwei, que foram expostas em uma grande instalação nessa galeria, em outubro de 2010. Em um comunicado oficial, o grupo Tate, informou a aquisição das milhares e milhares de sementes que compuseram a obra “Sementes de girassol ‘2010’”, transformadas em um tapete no chão da Tate Modern.

© Lennart Preiss / AP

A instalação realizada na sala de turbinas da galeria tinha a intenção de que o público pudesse pisar as sementes. Entretanto, dois dias após a inauguração da mostra, as pessoas foram proibidas de interagir com a obra já que o pó que se levantava do material com que estavam elaboradas as sementes, teriam um risco à saúde.

As dez toneladas que pesam as sementes adquiridas por la Tate podem ser exibidas em uma escultura icônica de um metro e meio de altura e cinco metros de diâmetro ou como um quadrado ou retângulo de dez centímetros de profundidade. Uma porta-voz da galeria declarou à agência Efe que não há planos de expor as sementes ao público em um futuro imediato. Por enquanto as sementes ficarão guardadas em um armazém.

Via @El Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *