TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

22

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Ai Weiwei: liberdade com restrições

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

ai-2

O artista e dissidente Ai Weiwei ganhou ontem a liberdade quando as autoridades chinesas retiraram a restrição à prisão domiciliar a qual estava submetido há um ano.

No entanto, segue proibido de deixar o país. Ainda não recebeu de volta seu passaporte. As autoridades alegam que essa restrição ocorre em virtude de Ai Weiwei estar sendo investigado por pornografia e intercâmbio ilegal de moeda estrangeira.

Sobre a proibição de sair do país, Ai afirmou a The Associated Press que tem planos de viajar a Washington, no final do ano, para uma exposição de arte, bem como como ir a várias cidades de outros países. “Se não estou autorizado a deixar o país, terei que cancelar as viagens, mas vou fazer alguns esforços por ir”.

O artista também foi orientado pela polícia a não dar entrevistas a meios de comunicação estrangeiros. Desafiando a “sugestão” das autoridades, Ai rapidamente concedeu entrevistas e publicou comentários na rede sobre sua situação.

Ontem o artista comemorou a sua liberdade. E prometeu não se calar e seguir sua luta contra a ditadura imposta pelo governo chinês. Para ele, a diminuição das restrições não o deixa seguro. “A cadeia está sempre presente. Não existe nenhuma lei que me proteja, porque não há controle do poder na China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>