TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

29

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Algoritmos criativos: artistas como cientistas digitais

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

algoritmos criativos 14

As artes não têm escapado ao fascínio do mundo digital. Uma nova geração de criadores, pensadores e mediadores culturais utilizam de forma consistente as novas linguagens. Sob curadoria de Rui Horta, 12 artistas projetos de artistas portugueses integraram a mostra Algoritmos Criativos que ocorreu em fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Lisboa – Portugal).

Algorimos Criativos foi a resposta ao desafio dado a 12 artistas de apresentaram seus projetos interativos em áreas tão diferentes como o design de interacção, a computação física, a robótica, a inteligência artificial e a engenharia de sistemas. São projetos de artistas que se tornam verdadeiros cientistas digitais.

Em Play With Fire brincamos com o fogo e ganhamos consciência ambiental; em Pray for Our Souls somos confrontados com a ausência e a saudade; Sentido Imaginário leva a tridimensionalidade do som aos nossos ouvidos; em WIPO I tentamos encontrar respostas para as grandes questões do Universo; 0 255 0 mostra-nos uma cidade 100% verde; AnonMirror reflecte o anónimo que há em nós;Beleza Descartável desafia-nos a despir preconceitos; Criaturas transforma os nossos corpos em personagens animadas; Teleforma questiona-nos sobre as palavras que usamos; ICU é um robô que segue os nossos movimentos; em Prefall 135 descobrimos como a energia da água pode gerar áudio e visuais em tempo real; e em Onomaphonic observamos a representação visual do som.

Veja imagens dos projetos na galeria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>