TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

7

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

Anunciado o vencedor do National New Media Art Award

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

National New Media Art Award

O National New Media Art Award é o mais significativo reconhecimento das novas mídias na Austrália, que compreende um prêmio bienal no valor de 75 mil dólares, uma mostra na Galeria de Arte Moderna, e uma bolsa de estudo bienal de 25 mil dólares. A mostra inaugural ocorreu em 2008 e a terceira a partir do último 5 de agosto até o próximo 4 de novembro de 2012.

George Poonkhin Khut, Australia b. 1969 | Distillery: Waveforming (Portrait of Estee) 2012

O prêmio além de reconhecer a contribuição de um artista australiano cuja obra se desenvolva em convergência com as novas mídias, dá ao artista a oportunidade de ver sua obra ser adquirida pela Queensland Art Gallery. A bolsa de estudo é oferecida a um artista emergente da Queensland Art Gallery que trabalha no campo das novas mídias, a fim de incentivar o desenvolvimento da sua prática a partir da realização de estudos ou viagens.

O comitê de seleção 2012 formado por Suhanya Raffel (vice-diretora da Galeria), Amy Barrett-Lennard (Diretor do Perth Insitute of Contemporary Arts) e o artista Daniel Cooks) anunciou o vencedor deste ano. Trata-se de George Pookhin Khut com a obra Distillery: Waveforming 2012, definida pelo júri como um trabalho poeticamente capaz de explorar as interações entre a mente e o corpo, a arte e a ciência. A obra apresenta visualmente os batimentos cardíacos do espectador respondendo a qualquer pequena alteração e criando, assim, um verdadeiro “biofeedback lookp”. O trabalho foi originalmente desenvolvido como um sistema de training de relaxamento pela gestão da dor e a angústia vividos pelas crianças submetidas a tratamentos médicos. O júri também assinalou a pesquisa experimental e o grande potencial do artista Khut.

No Brasil, iniciativas assim de incentivo ao trabalho dos artistas que trabalham com novas mídias estão faltando. Fica aí o exemplo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>