TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

9

junho 2011

0

COMENTÁRIOS

Arranhacéus Nômade / Luca D’Amico + Luca Tesio

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

O projeto Arranha-céus Nômade (Rascacielos Nómade) de Luca D’Amico e Luca Tesio é um edifício que se constrói através de um exoesqueleto e contêineres reutilizados.

A cidade em movimento

A globalização transformou uma quantidade considerável de cidadãos em “nômades modernos” – pessoas que se instalam durante uns meses ou anos em diferentes cidades de todo mundo e logo voltam a mudar de cidade.

O Arranha-céus feito de contêineres busca proporcionar uma vida nômade a este tipo específico de habitante urbano. Se trata de um exoesqueleto com contêineres reformulados em unidades de departamentos plug-in.

Pensa o Global – Vive o Local

A estrutura principal proporciona a infraestrutura básica, assim como áreas recreativas, enquanto as unidades habitáveis podem ser transportadas por barco, caminhão, trem a quase todas as cidades em todo o mundo, preservando para os nômades modernos a sensação de estar no “lar”.

A estrutura consiste em uma malha densa de vigas de aço. Cada 100 metros terá plataformas que, além de proporcionar rigidez à estrutura, geram uma microcidade no interior dos arranha-céus com um espaço coberto e ao ar livre para atividades recreativas e sociais.

* Plataforma Arquitectura, 04 de abril de 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *