TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

7

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Arte e ciência em levitação interativa

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

neron jinha lee 01

ZeroN, de Jinha Lee, integrante do Tangible Media Group do MIT Media Lab, conseguiu que um objeto levitasse a partir da manipulação dos campos genéticos. O projeto, que integra arte e ciência, uma espécie de levitação interativa, foi criado com intenção de exibir-se como expressão artística.

O usuário pode colocar uma bola de metal no campo eletromagnético. Ela não apenas fica suspensa no ar, como também poderá ser posicionada mediante coordenadas digitais. O sistema também pode se transformar em uma cena 3D ao sofrer intervenção de uma fonte de luz ou de um mapping (projeção de imagens sobre uma superfície determinada).

Na superfície de ZeroN, há um braço que funciona como eletroímã, calibrando com absoluta precisão, o que permite à bola metálica manter-se no ar. O movimento se produz, em seguida, modificando a posição do campo magnético. Basicamente, trata-se de um robô que responde às ordens de um software. O programa utilizado permite arquivar ordens recebidas pelo objeto e analisar os movimentos das pessoas que interagiram. A operação é absolutamente intuitiva: um mouse conectado ao computador ou, diretamente, o emprego das mãos no campo magnético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>