TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

27

setembro 2011

1

COMENTÁRIOS

Artistas que criaram obras inspiradas em “Las Menina”, de Diego Velázquez

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

Las Meninas, Pablo Picasso, 1957

Las Meninas, é considerada a obra mais emplemática do pintor do siglo do outro espanhol Diego Velázquez. No centro pode-se ver a infanta Margarida Teresa de Habsburgo, filha de Filipe IV, acompanhada de suas damas de companhia, de seus criados, de uma anã e uma criança que mexe com um cão. Já no canto esquerdo, vê-se um auto-retrato de Velázquez, em cuja veste percebemos a cruz da Ordem de Santiago, que foi incluída na tela somente após sua morte. Os reflexos do rei e da rainha da Espanha surgem num espelho atrás da infanta. Acima do retrato há dois quadros do acervo do palácio e, mais ao fundo, um homem entra em cena e movimenta a cortina, trazendo mais luminosidade à tela.

A maestria com que o artista resolveu os problemas de composição do espaço, a perspectiva e a luz, graças ao domínio que tinha do tratamento das cores e tons junto com a grande facilidade para caracterizar as personagens, possibilitou-lhe criar uma imagem enigmática. Um espelho colocado na parte do fundo da pintura reflete as imagens do rei Filipe IV da Espanha e a sua esposa Mariana de Áustria, segundo uns historiadores, entrando na sessão de pintura, e segundo outros, posando para ser retratados por Velázquez; neste caso seria a infanta Margarida e os seus acompanhantes os que vinham de visita para ver a pintura dos reis.

 

De fato, ao longo dos anos, artistas têm se inspirado nessa tela de Velázquez e propondo releituras muito interessantes. Selecionamos algumas das obras criadas por artistas de todo o mundo, a partir da leitura de Las Meninas.

 Las Meninas, Pablo Picasso, 1957

Las Meninas , Joel Peter Witkin, 1987

Cristobal Toral, D’après Las Meninas, 1975

Manolo Valdés & Rafael Solves (Equipo Cronica), El recinte, 1971

Sophie Matisse, Las Meninas, 2001

Bob Kessel, Las Meninas, 2009

1 Comentário

  1. wagner zandavalle fagundes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>