TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

27

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Autoinducer_Ph-1, de Andy Gracie

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Autoinducer_Ph-1 Andy Gracie 01

Autoinducer_Ph-1 (cross cultural chemistry), do artista Andy Gracie, explora a técnica de cultivo de arroz tradicional no sudeste da Ásia onde a espécie vegetal Azolla se cultiva em grandes quantidades para ser usada como fertilizante orgânico, rico em nitrogênio, nos campos de arroz. A instalação apresenta neste procedimento reelaborado em um estilo de laboratório industrial de grande complexidade, reflexo das técnicas agrícolas ocidentais, a nossa moderna relação com a natureza e os ecossistemas tecnológicos e controlados.

Andy Gracie propõe uma investigação artística de modo multidisciplinar, explorando as relações entre sistemas tecnológicos e naturais com um interesse especial em explorar as zonas de confluência entre o tecnológico e o natural, bem como as pontes que se revelam ou se constroem entre eles. Atualmente, uma de suas áreas de investigação é a inteligência artificial para permitir comunicações espontâneas entre “máquina2 e “animal”, para conseguir desenvolver novos espaços de linguagem e comportamentos emergentes. Ainda que muitas das técnicas e áreas exploradas estejam enraizadas na ciência, não é sua intenção seguir regras estritas, mas sim aquela de ilustrar a poesia e a maravilha que existe nas gretas de nossas experiências habituais.

Autoinducer_Ph-1 (cross cultural chemistry) foi premiado com duas menções honrosas: uma no concurso VIDA 9.0 da Fundação Telefônica (2006) e outra no Prix Ars Electronica (2007).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>