TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

3

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

Big Brother Ai Weiwei: artista cede sua intimidade em favor da liberdade

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

big-borhter-ai-weiwei

O artista e dissidente chinês Ai Weiwei transformou sua casa em um estúdio de televisão. O polêmico Weiwei, em regime de liberdade vigiada desde junho do ano passado, decidiu instalar várias câmeras dentro de sua casa como um “presente” ao público e um protesto pelo assédio a que o submetem as autoridades chinesas.

Weiwei declarou à agência Efe que este é “um presente ao público e também à segurança pública”. Os internautas podem seguir, ao vivo, a falta de liberdade a que está submetido pelas dezenas de câmeras das autoridades governamentais que cercam sua casa.

O site permite aos usuários acompanhar vários planos congelados do artista diante do computador ou do quintal da casa. Segundo aclarou o artista, “as imagens estão congeladas porque a página está saturada de visitas”, negando que o mal funcionamento se devesse a intervenções das autoridades chinesas. Para o Ai Weiwei, sua iniciativa é uma forma de “devolver ao público” a atenção prestada mediante a transparência de suas atividades corriqueiras.

O ativista permaneceu detido durante 81 dias entre abril e junho de 2011 e foi acusado, posteriormente, pelas autoridades chinesas de evadir mais de dois milhões de dólares da companhia na qual trabalha. Desde então, já recebeu doações de mais de 30.000 simpatizantes.

A escolha do artista pelo ciberespaço para continuar seus protestos coloca em evidência a importância da internet como meio de expressão da sociedade chinesa. Ai Weiwei, assíduo do Twitter (bloqueado na China) e um dos ativistas chineses mais famosos fora das fronteiras do país asiático por seu caráter reivindicativo, escolheu criar seu próprio Big Brother virtual cedendo sua intimidade em favor da liberdade a ele cerceada. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>