TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

8

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

Botanicus interacticus: que passaria se uma grande quantidade de objetos que nos rodeiam pudessem interagir com a gente?

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Botanicus-Interacticus-01

Botanicus Interacticus é um projeto concebido com tecnologia de desenho de “plantas interativas de alta expressividade”, tanto vivas como artificiais. É capaz de transformar uma planta em um computador sensível ao tato.

O processo é simples, não invasivo e não prejudica as plantas: é necessário apenas um cabo colocado em qualquer lugar do espaço onde está a planta. A partir daí é possível detectar o entorno da planta, o toque ou a aproximação de algum humano.

O sistema se baseia na detecção tátil capacitiva – princípio utilizado nas telas táteis são utilizados em telefones inteligentes e tablets – mas no lugar da detecção de sinais elétricos em uma só frequência, os sinais são controlados através de uma ampla gama de frequências. Esse sistema é denominado Swept Frequency Capacitive Sensing (SFCS).

Isso significa que a equipe pode detectar tanto se a planta está sendo tocada como pode calcular onde e como foi tocada. Botanicus Interacticus utiliza algoritmos de aprendizagem automática para averiguar a relação entre a mudança de determinada frequência e um toque em um lugar determinado.

“A fusão da computação com nosso entorno cotidiano tem sido rápida e, graças aos painéis táteis e Microsoft Kinect, a interação com os computadores é cada vez mais tátil e gestual”, explicou Iván Poupyrev. “Entretanto a interação está limitada aos dispositivos de computação. Perguntamo-nos: que passaria se uma grande quantidade de objetos cotidianos que nos rodeiam pudessem interagir com a gente?”.

O jardim interativo de plantas sensíveis ao tato está em exibição no SIGGRAPH 2012. Botanicus Interacticus foi criado na Disney Research por Ivan Poupyrev em colaboração com Philipp Schoessler, Jonas Loh, NAND Estúdio e Sato Munehiko.

Veja nos vídeos seu funcionamento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>