TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

3

maio 2012

1

COMENTÁRIOS

Celebridades se tornam grandes colecionadores de arte

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Brad Pitt e Angeline Jolie teriam uma coleção eclética. Teriam pagado um milhão de dólares por uma pintura de Leipzig, mais de 210 mil dólares por uma peça do artista holandês Van Lieshout, além de uma peca de Banksy.

Andy Warhol, Cézanne, Picasso, Banksy são alguns dos artistas cujas obras foram adquiridas por as celebridades que vêm investindo em obras de arte, transformando-se em colecionadores de arte. Entre os famosos estão Oprah Winfrey, Harrison Ford, Angeline Jolie e Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e outros.

Colecionar arte tem se tornado um passatempo das celebridades. Assistem a leilões de arte contemporânea em algumas das maiores casas – . Nesses grandes eventos é possível ver mais de um rosto conhecido de Hollywood e, se não aparecem, se escondem detrás de um concessionário, pronto a pagar alguns milhares (ou milhões) de dólares por alguns dos títulos mais valorizados no mercado da arte.

Alguns ainda compram arte através de canais secundários, fora do horário dos leilões. O site ArtInfo reuniu uma lista de algumas celebridades e obras por elas adquiridas.

David e Victoria Bekham colecionam obras de jovens artistas britânicos.

Beyoncé coleciona obras de Richard Prince, Damien Hirst, Sue Simmons, Andy Warhol, Tim Noble, Ed Ruscha, David Hammons.

Sofia Coppola coleciona obras de artistas internacionais contemporâneos, tais como as do escultor conceitual Hugo Markl e o pintor francês Anne-Laure Sacriste.

Leonardo DiCaprio comprou, em maio do ano passado comprou um Picasso.

Harrison Ford tem paixão pela pintura impressionista.

Hugh Grant é o típico investidor. Compra obras de Pop Art e as revende anos mais tarde. Em 2011, por exemplo, comprou um Warhol por mais de 2 milhões de dólares e, em 2007, revendeu a obra por mais de 13 milhões.

Elton John, embora tenha um Picasso e um Matisse, é grande colecionador de fotografias. Possui um das maiores e melhores coleções do mundo. No total, mais de 5.00 fotografias de Ansel Adams, Dorothea Lange, Man Ray, Robert Mapplethorpe, Richard Avedon, Diane Arbus, Henri Cartier-Bresson, Walker Evans, Edward Steichen, Alfred Stieglitz, Irving Penn, Edward Weston, Nan Goldin.

Madonna coleciona obras clássicas do século XX. Possui obras de Léger, Dalí, Man Ray, Damien Hirst, Pablo Picasso, Tamara de Lempicka e Frida Kahlo. Sua coleção teria um valor superior a 100 milhões de dólares, de acordo com artigo publicado na Times, em 2009.

Steve Martin coleciona, sobretudo, obras clássicas do modernimo norte-americano. Começou adquirindo obras de Picasso, Lichtenstein e Hopper. Também possui obras de David Hockney, Eric Fischl e Cindy Sherman.

Kate Moss investe em obras de Damien Hirst, Tracey Emin e Jake Chapman. Entre suas maiores joias estão várias pinturas e grafites do artista guerrilheiro Banksy. Entre suas obras está um mural com sua imagem e de vários amigos famosos pelo qual pagou mais de 150.000 dólares.

Oprah é apaixonada pelo trabalho da artista multimídia afro-americana Faith Ringgold.

Brad Pitt e Angeline Jolie teriam uma coleção eclética. Teriam pagado um milhão de dólares por uma pintura de Leipzig, mais de 210 mil dólares por uma peça do artista holandês Van Lieshout, além de uma peca de Banksy
- Via

1 Comentário

  1. marimar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>