TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

13

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Clouds: um documentário interativo baseado da visualização de dados

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Estéticas Tecnológicas, Vídeos

imagem-clouds4

Clouds, um documentário experimental realizado por James George and Jonathan Minard, que vem correndo festivais do mundo todo desde 2011, agora irá se tornar interativo. Para isso, os autores do projeto pedem a sua ajuda através do Kickstarter, site de financiamento coletivo. Dê uma olhada no video preview:

O projeto começou como uma brincadeira, combinando sensores kinect com SLR para criar avatars em 3D. Para fazer algo com a filmagem, a dupla resolveu construir um sistema de edição não-linear para comportar os vídeos e, a partir daí, saíram filmando entrevistas com artistas, designers, críticas e criativos em geral. E foi quando eles perceberam que tinham em mãos uma série de figuras mapeadas em 3D que a ideia do documentário tomou forma e, pensá-lo de forma interativa foi natural, refletindo uma narrativa navegável e infinitamente explorável.

O sistema de navegação que transforma o usuário em editor não é tão simples quanto parece. No site do projeto, os criadores explicam que, enquanto a sequência é assistida, o sistema faz digressões quando a discussões toca em temas relacionados. Somos, assim, levados pela tangente, como se deixássemos a consciência pular de ideia em ideia, num ciclo interminável, conectado e profundo.

Além de ser um projeto visualmente incrível, a forma como a tecnologia é utilizada faz repensar o futuro do documentário. Como aponta Arlindo Machado, em Pré-Cinema & Pós-Cinema, o vídeo reinventa-se a partir dos “meios que se imbricam uns nos outros e se influenciam mutuamente”, criando obras que propiciam outras maneiras de se relacionar com as imagens, com espaço, com o tempo, com os sentidos e com o espectador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>