TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

20

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

Collages, pinturas e artemídia de P. Mansaram inspiradas por e em colaboração com Marshall McLuhan – 1966 a 2012

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

mansaram_mcluhan_straight1

Pouco tempo depois de chegar ao Canadá, em 1966, o artista indiano P. Mansaram se tornou amigo do influente teórico dos meios Marshall McLuhan. A relação se tornou bastante produtiva, dando lugar a numerosas colaborações em vários projetos.

Durante 1966 e 1967, Mansaram fez algumas pinturas de McLuham, um dos quais era o retrato do acadêmico como guru da mídia. Também criou capas com collages de um livro de McLuhan – Vozes da Literatura, Parte 1 e Parte 2. Mais tarde, a pedido de McLuhan, Mansaram criou collages sobre o forno da casa mcLuhan com imagens que recordavam o passado da família.

Em 1967, Mansaram produziu o East-West Happening, o qual chamou East-West Intersect. O evento de arte performática foi encenado durante duas noites na Isaacs Gallery, em Toronto. East-West Intersect incluiu uma entrevista de McLuhan filmada por Mansaram e outros vídeos e áudios de McLuhan.

Ao mesmo tempo, entre 1966 e 1972, Mansaram trabalhou em uma série de pinturas intituladas Rear View Mirror, exibidas na Picture Loan Gallery, de George Rackus.

Após uma conversa com McLuhan, na qual este revelou seu entendimento sobre o significado de collage, é que surgiu a primeira parceria de fato com Mansaram. O artista convidou McLuham para realizar uma pintura colaborativa entre collage e escrita. À pintura inacabada, Mansaram acrescentou o trabalho de collage, deixando espaços para a escrita de McLuhan.

O trabalho colaborativo ficou em seu estúdio em Hamilton – para onde se mudou em 1969 por motivo de trabalho – por muito tempo e posteriormente esteve por anos esquecido, até que, em 1999, ele voltou a revisitar o material e decidiu propor uma nova exposição a algumas galerias. A pintura foi terminada, realmente, em 2011.

(via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>