TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

25

janeiro 2011

0

COMENTÁRIOS

Construindo as intermináveis ruínas virtuais do século XXI

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas, Eventos, Exibições, Exposições

ruinas-do-século-xxi

“Construindo a interminável ruína do mundo” é o título da exposição inaugurada, simultaneamente, em novembro, no Abrons Arts Center de Nova York (Estados Unidos) e na sala Praxis do Centro Museu de Arte Contemporâneo ARTIUM de Vitória (Espanha). A mostra traz o trabalho do artista espanhol, que há quatro anos vive no Brookly, Juanli Carrión. O artista passou os últimos dois meses escavando as ruínas digitais. Sua ferramenta, o computador. A técnica: o motor de busca do Google, 900 pen drives, Skype, Photoshop e uma palavra, ruína, em três idiomas, espanhol, inglês (ruin) e euskera (hondamen).

Com esses ingredientes, Carrión, de 29 anos, navegou pela web para construir seis imagens gigantes elaboradas a partir de mais de 6.000 imagens recolhidas em suas buscas. O trabalho suscita perguntas interessantes próprias do cidadão digital: Até que ponto Google ou qualquer outro buscador modifica nossa memória coletiva? A realidade digital é efetivamente real como Internet trata de fazer-nos acreditar ou está peneirada por um filtro que transforma, abertamente, nossa percepção, aproveitando-se de nossa confiança na rede?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>