TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

28

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Data Portraits investiga a criação de identidade no mundo tecnológico

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

data portraits

O Sociable Media Group investiga questões relacionadas à sociedade e à identidade no mundo tecnológico. Seus membros abordam questões como: Como percebemos o outro na Rede? Que aspecto há uma comunidade virtual? Como se desenvolvem as convenções sociais no mundo em rede? Com ênfase no desenho, o grupo constroi interfaces e instalações experimentais que exploram novas formas de interação social no mundo midiatizado.

Na série Data Portraits (2011/ Estados Unidos), os retratos pretendem representar algo essencial da pessoa, mas como parece já não importa apenas a aparência física do indivíduo. O Sociable Media Group se propôs, então, retratar as pessoas pela representação e visualização expressiva de suas interações on line e seus dados.

Fernanda Viégas e Scott Golder

Themail: Relationships portrayed in e-mail

2006

Themail retrata a relação e suas mudanças com o tempo de um sujeito com outra pessoa, baseado nas correspondências por correio eletrônico. O tamanho de uma palavra, por exemplo, mostra no retrato sua frequência e característica no correio eletrônico de uma pessoa. Themail trabalha a fronteira entre o público e o privado: utilizando apenas palavra soltas, representando a essência de uma conversa sem revelar seu significado específico.

Alex Dragulescu

Lexigraphs ): Portraits of micro-bloggers

2008

Lexigraphs I Portraits of micro-bloggers é um retrato grupal de usuários de Twitter. Eles são vistos como uma multidão de escritores individuais, cada um delineado pelas palavras que caracterizam suas postagens e o ritmo da escritura. Os usuários do Twitter, na exposição, poderão conectar-se e obter seu próprio retrato em poucos minutos.

Aaron Zinman

Personas

2009

Em um mundo onde as fortunas se buscam na extração de dados de vastos repositórios de informação, o computador se tornou algo indispensável, assistente dos usuários. Pessoas demonstram os assombrosos discernimentos do computador e seus erros involuntários, tais como as falsas caracterizações, produto da incapacidade de separar os dados de proprietários com o mesmo nome. Este projeto busca que o espectador reflita sobre o mundo atual e o futuro, onde as historias digitais são tão importantes, se não mais importantes, que as histórias orais; e onde os métodos computacionais de condensação de nossas impressões digitais são opacos e socialmente ignorantes.

http://smg.media.mit.edu/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>