TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

9

outubro 2012

0

COMENTÁRIOS

Detido autor da intervenção no quadro de Rothko. Mas de fato seria um vandalismo?

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

rothko-vandalismo-tate-modern

Depois do dano causado por um vândalo grafiteiro a uma tela do artista abstrato norte-americano Mark Rothko na Tate Modern, Scotland Yard deteve o suposto autor do fato, informou a agência PA.

O homem, de 26 anos e de origem russa, deve ser transferido de Sussex a Londres para ser interrogado. Entretanto, ele admitiu ter escrito, no domingo, com pintura preta na esquina da obra, definindo o ato como uma ação artística.

rothko-vandalismo-tate-modern

Jovem desfigura um Rothko na Tate Modern

O autor que desfigurou a obra de arte explicou ao diário ‘The Times’ que, com seu ato, pretendia elevar o valor da tela e buscou chamar a atenção sobre um movimento denominado ‘Yellowism” (Amarelismo), sobre o qual não deu explicações precisas. Ele informou, ainda, que sua intervenção “melhorou a obra”. Um vídeo abaixo publicado no site www.thisisyellowism.com.

Segundo publicação do The Guardian, o autor da ação explicou que seu ato se tratava de uma denúncia sobre a situação da arte contemporânea no mundo. Sustentou a ideia de que o valor de mercado da obra se tornará mais alto graças ao que fez.

Inicialmente, ele teria dado uma volta pelo museu e pensou em escrever com uma pintura negra, que “é especialmente difícil de tirar”, em obras de Pablo Picasso ou de Jackson Pollock. O homem disse que sabe que pode ser condenado à prisão, mas não quer ser tratado como “vândalo”.

Segundo informação de testemunhas, o autor do destroço se dirigiu tranquilo até o quadro, no qual escreveu “Vladimir Umanets, A Potential Piece of Yellowism” (uma potencial peça do amarelismo). Em seguida desapareceu rapidamente.

A Tate Modern não informou do valor exato do quadro ‘Black on Maroon’, que pertence à série ‘Seagram Murals’, mas nos leiloes, as obras do artista russo alcançam milhões de dólares.

Mas de fato a intervenção foi um ato de vandalismo?

Ao que parece muitas pessoas não ficaram chateadas porque um Rothko foi desfigurado. Na rede social Twitter, Rothko se tornou trending topic. Enquanto muitas pessoas ficaram, compreensivelmente, escandalizadas com o fato de que alguém possa ter driblado o esquema de segurança de um dos maiores museus do mundo, a Tate Modern, e desfigurado uma famosa obra, outras manifestaram certo tipo de prazer com a notícia, divertindo-se com toda a história, apenas zombando, ou expressando alívio…

O site Hyperallergic compilou o outro lado das sensações que uma notícia desse porte pode causar nas pessoas.

rothko desfigurado tate modern

ate modern tinta preta quadro rothko

Visto em @El Mundo, @Hyperallergic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>