TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

13

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Documenta teria censurado obra de artista alemão

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

documenta

Organizadores da Documenta, uma das mais aguardadas mostras do cenário contemporâneo, são acusados de restringir os eventos culturais independentes de Kassel. Carolyn Christov-Bakargiev, diretora artística, seria pivô da censura à obra do artista alemão Gregor Schneider. De acordo com o artista, seu trabalho artístico seria instalado na igreja Karlskirche, em Kassel (sede da exposição aberta até 16 de setembro). A obra, que constaria de material dragado do rio Ganges no norte da Índia, foi retirada depois que Bernd Leifeld, diretor da Documenta, interveio.

Para Leifeld, a preocupação era de que os visitantes pudessem confundir a instalação como projeto da Documenta, o que poderia prejudicar a imagem da prestigiosa feira alemã. Também foi solicitada a eliminação de uma escultura de Stephan Balkenhol em exibição na torre da Igreja Sankt-Elisabeth, em Kassel. O escultor alemão havia instalado no campanário de uma igreja católica em Kassel uma escultura humana com os braços estendidos, embora sem aprovação da gestão da Documenta.

Em notícia publicada em Die Welt, Schneider questiona o ato dos organizadores do evento. Para ele “é um escândalo que a Documenta queira censurar a arte que tem lugar em lugares independentes”. Acrescenta a necessidade de “questionar, com urgência, o papel autoritário e, inclusive, totalitário dos diretores da Documenta. O artista alemão Siglinde Kallnbach decidiu prestar solidariedade aos colegas e lançou uma campanha em apoio a Balkenhol e Schneider. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>