TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

14

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Eduardo Kac apresenta “Aromapoesia”, o primeiro livro escrito exclusivamente com odores para ser lido com o nariz

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

aromapoetry.opening.01

O artista Eduardo Kac apresentou, no ano passado, na França, seu novo projeto artístico: Aromapoesia, primeiro livro escrito exclusivamente com odores para ser lido com o nariz. Aromapoesia é um novo tipo de poesia cuja unidade de composição é o cheiro. O poeta escreve os odores ao conceber o poema como uma experiência olfativa. Aromapoesia se constitui de doze poemas que oferecem ao leitor um amplo campo de experiências aromáticas. Os títulos dos poemas sugerem o campo semântico de cada obra.

Conforme explica o artista, na apresentação do projeto, alguns aromapoemas foram compostos de uma ou duas moléculas; a maioria deles se compõem de dezenas de moléculas cada um. Em alguns casos, um único poema possui distintas zonas olfativas na página, cada uma composta por dezenas de moléculas. Para compor os aromapoemas o artista empregou nanotecnologia a fim de evitar que a liberação das fragrâncias se disparassem rapidamente, permitindo a maior longevidade dos odores. Ainda um conjunto de pequenas garrafas integram o livro, o que permite ao leitor recarregar cada página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>