TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

21

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

Emoto: a monitoração da resposta emocional nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

emoto_installation

Emoto, projeto de Moritz Sefaner, Drew Hemment e Studio NAND criado no marco do festival FUtureEverything com o MIT Senseable City Lab para a Olimpíada Cultural de Londres, consiste em monitorar em tempo real os tweets que estão sendo escritos em relação aos Jogos Olímpicos 2012.

Os tweet são captados e analisados, de tal maneira que se classificam em diferentes níveis, do mais positivo ao mais negativo, e passam a fazer parte de uma gráfica que tem por objetivo oferecer uma visualização da resposta emocional aos eventos que ocorram durantes esses dias.

Por um lado, emoto está monitorando mais de 700.000 tweets que se difundiram durante a cerimônia de abertura e criou uma visualização que pode ser consultada em seu blog. Por outro lado, as interações produzidas na rede Twitter durante os Jogos Olímpicos se transformarão em uma “obra de arte tridimensional”: uma série de 19 placas nas quais serão gravadas em relevo a “paisagem de dados sobre os sentimentos coletivos” do público, uma placa por cada dia dos Jogos Olímpicos. A peça será apresentada na exposição WE PLAY, entre os dias 7 e 9 de setembro de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>