TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

21

novembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Entre humanos e animais: as premiadas fotografias de Gregory Colbert

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Gregory Colbert fotografia 01

Gregory Colbert é um cineasta e fotógrafo canadense conhecido como o criador de “Ashes and Show”, uma mostra de obras fotográficas e filme exibidos no Museu Nômade (Nova York).

Durante 10 anos, entre 1992 e 2002, fez viagem a Índia, Birmânia, Sri Lanka, Egito, Dominica, Etiópia, Quênia, Tonga, Namíbia e à Antártida para filmar e fotografar as interações entre seres humanos e animais.

Gregory Colbert fotografia 01

Elefantes, baleias, peixes-boi, águias, falcoes, rinocerontes, leopardos, chitas, orangotangos e crocodilos são alguns dos animais que povoam suas espetaculares fotografias e que interagem com humanos.

Seu reconhecido trabalho “Ashes and Show” foi apresentado em Veneza, em 9 de abril de 2002.

Em 2005, a mostra ocorre no Museu Nômade, em uma estrutura provisória construída para abrigar a exposição. Em seguida foi apresentada em outras cidades do mundo, como Santa Mônica em 2006, Tóquio 2m 2007 e Cidade do México em 2008. Até hoje, “Ashes and Show” já foi vista por mais de 10 milhões de visitantes.

O seu documentário “On the Brink-An AIDS, recebeu o prêmio ACE em 1985. Gregory Colbert foi o destinatário de numerosos prêmios e reconhecimentos. Em 2006, recebeu o “Best Curator of the Year” Lucie Awards.

Em 2007, seu filme “Ashes and Show” foi nominado para um prêmio especial no Festival de Cinema de Veneza. No México recebeu o título de embaixador honorário da cultura e do turismo no país.

Nas suas imagens, Gregory Colbert não empregou luzes artificiais, nenhum retoque de computador: Os negativos são estampados pelo próprio Colbert e o papel de impressão é produzido artesanalmente segundo uma técnica usada pelos nômades japoneses no século XIII.

Mais informações sobre as fotografias de Gregory Colbert, acesse o seu perfil no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>